Breaking News

Bahia entra em alerta contra a peste suína







Por: ASCOM/ASDAB

Após notificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Divisão de Sanidade dos Suídeos, da confirmação de um foco – já saneado- de Peste Suína Clássica (PSC), no município de Taipu, estado de Alagoas, próximo à divisa com Sergipe, imediatamente a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) designou o deslocamento do fiscal estadual agropecuário Rui Leal para o estado alagoano, a fim de tomar conhecimento dos detalhes da contaminação e providências adotadas para conter a disseminação e evitar que a doença chegue à Bahia.




A ADAB, se colocou à disposição das Defesas Agropecuárias de Alagoas (ADEAL) e Sergipe (Emdeagro) para todo o apoio necessário ao reforço de medidas de biossegurança e intensificação de procedimentos de vigilância da enfermidade. O MAPA recomenda a fiscalização do trânsito de suínos, material genético suíno, produtos e subprodutos de origem suína, efetuadas pelos postos fixos e equipes móveis de fiscalização, com maior atenção na região limítrofe da zona livre de PSC. 




Os 32 animais da propriedade de Taipu foram sacrificados após diagnosticados com a Peste Suína Clássica. Outras propriedades da região estão sendo investigadas para que seja afastada qualquer suspeita. “Estamos atentos a qualquer possibilidade de contaminação e assegurando à população a intensificação da vigilância, protegendo a cadeia produtiva de suínos e mantendo a sanidade e segurança aos países importadores dos animais e seus produtos”, reforçou o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.





NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!



NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.