Breaking News

Construção Civil, um dos principais motores da economia de Salvador




Elevator Lacerda Lift - Free photo on Pixabay
Foto: Pixabay
Por: Junior Carilel

A indústria da construção é hoje uma das indústrias de canhão que tem um grande impacto na economia de qualquer nação, especialmente no Brasil. Qualquer parte da infraestrutura ou imóveis erguidos ao nosso redor é realizada por segmentos da Indústria da Construção. 




O escopo da indústria da construção é muito amplo e a cidade de Salvador está dando sua valiosa contribuição para expandi-la ainda mais em nosso país devido ao seu papel frente à construção de barragens, estradas, monumentos, estruturas de madeira, bens imobiliários, etc. E isto é uma grande vantagem para quem está considerando adquirir ou investir no mercado de imóveis em Salvador, uma vez que toda infraestrutura realizada numa cidade ajuda a manter o valor de mercado de um imóvel e, muitas vezes, até mesmo elevá-lo! 

Com base nestas informações, conheça um pouco mais dos elementos que fazem com que o setor de Construção Civil seja um dos principais motores que trazem prosperidade à economia do nordeste brasileiro, em especial à cidade de Salvador. 

Contribuição da indústria da construção no crescimento econômico 

A construção é um setor importante que contribui muito para o crescimento econômico de uma nação. A indústria da construção é um setor liderado por investimentos em que o governo mostra alto interesse em contratos governamentais com a indústria da construção para desenvolver infraestrutura relacionada à saúde, transporte e setor educacional. 




Para a prosperidade de qualquer nação, a Indústria da Construção é um fator de excelência. Ela tem esse quesito porquê envolve inúmeros clientes, como construtores, promotores imobiliários, fornecedores de materiais e empreiteiros. A indústria da construção traz soluções de construção econômicas, nas quais todos esses clientes desempenham um papel ativo para tornar o contrato um sucesso. 

Além disso, a construção atraente da infraestrutura atrai muitos investidores internos para negócios. A infraestrutura bem construída cria um ambiente saudável para trabalhar, aumentando assim a produtividade e a flexibilidade da força de trabalho. 

A importância dos investimentos no setor de construção

Todas as infraestruturas de engenharia estão sujeitas a envelhecimento, desgaste no desempenho de suas funções e deterioração pela exposição ao ambiente operacional externo. A avaliação do padrão de obras de engenharia civil e as medições para a segurança da infraestrutura de engenharia civil são essenciais para qualquer país. 




Por isso os investimentos nesse setor demonstram que rápido crescimento da população urbana, associado à crescente necessidade de acomodação, é um dos principais fatores que impulsionam o mercado. Além disso, o crescente desenvolvimento de infraestrutura apoiado pelas parcerias público-privadas deve reforçar o crescimento do mercado imobiliário em Salvador.

Além disso, a rápida mudança do setor de construção de materiais de construção convencionais para materiais de construção ecológicos também deve influenciar positivamente o crescimento do mercado nos próximos anos. Os participantes do mercado de serviços de engenharia civil estão se concentrando cada vez mais no uso de materiais de construção ecológicos, devido ao conceito emergente de estruturas sustentáveis ​​de construção e eficiência energética. 

Além disso, a introdução contínua de materiais e tecnologias de construção novos e inovadores também deve criar oportunidades lucrativas para os participantes do mercado em um futuro próximo, especialmente quem está investindo em apartamentos para vender em Salvador




Isso ocorre porquê nosso mercado interno é altamente dependente do crescimento da indústria da construção, que por sua vez depende dos fatores microeconômicos e macroeconômicos. Assim, o mercado é extremamente vulnerável a flutuações cíclicas na indústria da construção causadas devido a fatores como desacelerações econômicas.

Controle de poluição e logística em Salvador 

A indústria da construção trabalha com cálculos e no âmbito de créditos de carbono. Sua entrada de recursos é precisa, implementando o uso ideal com desperdício mínimo. No caso da logística, a cidade de Salvador contribui muito para a indústria da construção. Ele ensina o gerenciamento eficaz do transporte, manuseio, entrega de material, armazenamento etc, especialmente por ser uma localização geográfica favorável ao recebimento e envio de insumos para a Europa e países da América do Norte. A execução da logística na indústria da construção reduz o custo em até 12,5% na cidade de Salvador em relação a outras cidades brasileiras, o que é muito significativo.




E ao construir e operar dentro dessa infraestrutura, a engenharia na cidade de Salvador recebe um impacto muito mais amplo e duradouro - ajudou a impulsionar seu crescimento econômico. Moradias e saneamento bem construídos melhoram a qualidade de vida de todos os residentes. 

Boas ligações de transporte facilitam o comércio de suas empresas e permitem que a força de trabalho seja mais móvel. Internet de alta velocidade pode aumentar a produtividade, melhorar a eficiência e ajudar uma organização a olhar além de suas fronteiras locais ou nacionais ... a lista é interminável.

A adoção crescente de digitalização e tecnologias inovadoras deverá influenciar positivamente o crescimento da cadeia de valor da engenharia civil em todo o mundo, como o que já vem impactando positivamente na área de construção de casas à venda em Salvador. Assim, espera-se que o desenvolvimento de ferramentas e software avançados conduza a execução oportuna e econômica de projetos de construção, oferecendo assim oportunidades de crescimento lucrativas no mercado.




Perspectivas para o setor de construção civil a longo prazo

O Governo Brasileiro emergiu como o principal segmento de clientes, com uma participação de mercado de 41,6% entre 2016 e 2019, devido a várias políticas e estruturas favoráveis. Além disso, governos de todo o mundo estão continuamente empregando esforços para fornecer moradias populares a uma população cada vez maior, impulsionando o crescimento geral do mercado. Justamente, porque estão se esforçando para melhorar a infraestrutura em seus respectivos países nos próximos oito anos. 

Além disso, os governos estaduais e locais das economias no Brasil também estão envolvidos em um grande número de projetos de infraestrutura e os gastos públicos em infraestrutura rodoviária testemunharam um aumento notável nos últimos anos. O setor privado inclui empreiteiros de construção, pessoas físicas e incorporadoras, que são as principais partes interessadas no mercado de serviços de engenharia civil. 

Espera-se também aumentar os investimentos de agentes privados em atividades de construção, incluindo projetos habitacionais, construção de novas escolas e desenvolvimento de centros de saúde para impulsionar o crescimento. 




Assim, a indústria da construção em Salvador é reflexo de uma tendência mundial e está testemunhando uma tendência emergente da construção modular, uma vez que os edifícios erguidos por meio de unidades externas pré-fabricadas estão se empilhando cada vez mais alto. Essas tendências, aliadas ao aumento das parcerias público-privadas, são projetadas para impulsionar a demanda por serviços de engenharia civil no setor privado durante o período previsto.




NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!





NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.