Breaking News

Lapa: PM usa força para conter paciente contaminado pelo coronavírus; homem cuspiu em equipe da saúde




Equipes da prefeitura descontaminam as ruas da cidade. Foto: PMBJL
O prefeito Eures Ribeiro divulgou um apelo aos proprietários de hotéis e pousadas de Bom Jesus da Lapa, para cooperarem na contenção do coronavírus na cidade, recusando hóspedes durante o período de quarentena instituída por decreto municipal. (Decreto)

O prefeito se baseou no incidente ocorrido durante a noite dessa quarta-feira (20), quando um mascate proveniente do Rio Grande do Norte, foi atendido pelo serviço de saúde e testado com resultado positivo para o novo coronavírus. 




O homem em aparente surto psicótico atacou funcionários da UPA 24h e só foi contido e sedado após intervenção de três policiais militares, acionados para auxiliarem a equipe de saúde. De acordo com a 38ª CIPM, o homem cuspiu nas paredes da unidade de saúde, defecou e urinou, durante duas crises. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nossa redação apurou ele se recusava a ser levado de volta à sua terra natal. Eures detalhou que a prefeitura providenciou transporte para o seu retorno ao Rio Grande do Norte, com o objetivo de evitar a permanência em Lapa, oferecendo riscos aos funcionários e aos pacientes da UPA. Não foi possível obter o horário que o homem saiu da cidade. 




Ainda segundo a Polícia Militar, o serviço de saúde informou que o homem, que trabalha como vendedor ambulante (mascate), já possuía diagnóstico positivo em Barreiras, também no Oeste da Bahia, mas fugiu do isolamento determinado pelo serviço de saúde daquela cidade. 


"Por volta das 19h, o mesmo paciente que ainda não teve o nome revelado teve outro surto e novamente começou a cuspir no local inclusive atingindo uma das enfermeiras, fez urina e fezes em uma das salas da UPA. Uma guarnição da 38ª CIPM foi acionada e se manteve apenas na contenção do indivíduo sem realizar intervenção, já que os policiais não estavam com os EPIs compatíveis, porém por volta das 21h, a guarnição PM mesmo correndo risco de contaminação, auxiliou os agentes de saúde na contenção para sedação do paciente. Em razão do contato com o paciente, os 03 componentes da guarnição foram dispensados do serviço e orientados a ficarem em quarentena. Os PM serão monitorados até a realização do teste para COVID-19. Todo o material descarregado pela guarnição foi devidamente higienizado com álcool 70 e a Vtr 9.3811 passará por uma desinfecção logo pela manhã, por volta das 07h", informou a 38ª CIPM em nota distribuída nessa quarta-feira (20).



Funcionários da UPA relataram momentos de terror no momento em que o paciente estava atacando a equipe. O medo de contaminação causou desespero e alguns não conseguiram conciliar o sono durante toda a noite.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e beisebol

Esse foi o segundo caso positivo para o coronavírus na cidade. O primeiro, noticiado pelo Portal Lapa Oeste, foi de uma mulher, na última segunda-feira (18). Os dois pacientes circularam pelo comércio da cidade, aumentando os risco de novos casos positivos nos próximos dias, através da contaminação comunitária. 




Eures alertou os proprietários de hotéis e pousadas para que sigam as normas publicadas, para evitar uma explosão de casos na cidade que impeça a realização da Romaria do Bom Jesus em 2020. Em caso de desobediência, disse que a Prefeitura cassará o alvará do estabelecimento.

“Uma contaminação em massa impediria a realização da Romaria do Bom Jesus neste ano, prejudicando o hotel dos senhores (proprietários). Eu penso que em setembro ou outubro nós já estejamos recebendo turistas, se não ocorrer explosão de casos agora. Quem pode trazer o vírus para a cidade são os camelôs e os romeiros que chegam para pagar promessas e vocês (proprietários) acobertarem. Você tem que dizer que o hotel está proibido de receber hóspedes. Não é hora de romeiros virem pagar promessas, escondido, e vocês receberem escondido no hotel de vocês. Recebemos romeiros de Ilhéus e Itabuna. Lá está pegando fogo. Ilhéus tá com quase 400 casos, com mais de 25 mortes. Como é que se hospeda alguém de Ilhéus, do sul da Bahia, nos hotéis. Agora, não! Quero contar com hoteleiros, comerciantes e famílias de Bom Jesus da Lapa, para me ajudarem nesse momento, porque sozinho eu não dou conta”, disse o prefeito. 




“Vocês de outros municípios, evitem vir a Bom Jesus da Lapa nos próximos 10 dias. Agora, é hora de conter, porque essas duas pessoas caminharam nas ruas de Bom Jesus da Lapa e devem ter infectado outras pessoas. A probabilidade é de terem contaminado muitas outras pessoas. O mascate almoçou no mercado municipal e frequentou um prostíbulo próximo ao mercado. Se hospedou em uma pousada, teve na UPA, cuspiu em todo mundo. Estamos rastreando por onde essas pessoas passaram para conter uma contaminação em massa”, complementou Eures, que pediu à população para denunciar todos que descumprirem o decreto da quarentena. 

A imagem pode conter: texto

A disseminação do novo coronavírus acelerou nos últimos dias, com vários casos positivos nas cidades próximas a Bom Jesus da Lapa. A prefeitura proibiu o transporte coletivo municipal e intermunicipal, manteve o terminal rodoviário fechado e proibiu a entrada de vendedores ambulantes (mascates).







NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!





NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.