Breaking News

Oeste: animais mortos por chuva de granizo, muito calor e incêndios florestais.



Foto: via WhatsApp

Chuva de granizo

Uma chuva de granizo assustou os moradores de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, durante a tarde deste sábado (10). Vários vídeos e fotografias postados nas redes sociais, mostram o momento em que as pedras de gelo caíram sobre a cidade.

Algumas pedras fotografadas possuíam as dimensões de uma mão adulta, outras, de uma bola de golfe. No entanto, a maioria do granizo foi de pequenas pedras, coletadas por alguns moradores, felizes como retorno das chuvas, em um período de intenso calor.




Vídeo compartilhado no Whatsapp

Um prédio utilizado como canil pela ONG Vida Bicho foi severamente atingido pelo granizo e perdeu toda a cobertura feita com telhas de amianto. Funcionários estão, neste momento, recobrindo o local com lonas, para que os mais de setenta cachorros permaneçam protegidos.

O tamanho das pedras de gelo causou a morte de três filhotes, segundo informações de uma colaboradora que se identificou como Sandra, em contato telefônico com a redação do Portal Lapa Oeste. De acordo com ela, Os outros animais não se feriram, mas ficaram bastante agitados, exigindo o pronto atendimento dos funcionários que, também, escaparam ilesos. 

Incêndios

A onda de calor que se abateu sobre o Brasil atingiu com maior intensidade regiões tradicionalmente quentes, como é o caso do Oeste da Bahia. A vegetação e o tempo secos causaram o surgimento de muitos focos de incêndio. Alguns progrediram e atingiram grandes extensões de mata nativa.



Foto: via Notícias da Lapa

Em Bom Jesus da Lapa, os combeiros civis combatem focos de incêndio há 10 dias na mesma região, próxima à BR 430, em direção a Riacho de Santana. Segundo o Notícias da Lapa, o fogo já se aproximou de duas subsestações de energia elétrica e um parque de energia solar, se aproximando do Posto Gruta da Lapa.

O grande número de focos na zona rural levou o governo da Bahia a decretar estado de emergência em Bom Jesus da Lapa, com vigência 90 dias, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, neste sábado, com abragência sobre outros 72 municípios do estado que enfrentam o mesmo problema. 

Além de Bom Jesus da Lapa, outros municípios do Oeste também sofrem com os incêndios. Formosa do Rio Preto enfrenta a destruição de florestas, pelas chamas, há várias semanas, enquanto moradores de comunidades rurais de Sítio do Mato, utilizam as redes sociais para lançarem apelos por providências.




Foto: Gameleira da Lapa Notícias / Facebook





NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!





NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.