Breaking News

Bahia: Presidente da UPB assume cargo prometendo luta por vacina contra a Covid



Por: com informações da ASCOM/UPB

O novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão, popularmente conhecido como Zé Cocá, tomou posse no cargo em cerimônia virtual realizada durante a manhã desta quarta-feira (10), para comandar a instituição no biênio 2021-2022.

Zé cocá é prefeito de Jequié e foi o candidato único ao cargo. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia contou com a participação remota dos prefeitos, senadores, deputados e do governador da Bahia, Rui Costa.



O presidente empossado destacou a busca pela vacina contra o novo coronavírus e o parcelamento das dívidas dos municípios, como principais bandeiras no início da sua gestão. “Os municípios de pequeno porte têm vivido um grande problema com o parcelamento do INSS. Muitos estão com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] zerado. Se não houver um parcelamento urgente, de 240 meses, os municípios vão quebrar, independente de auxílio”, apontou o gestor.

O novo presidente da UPB também afirmou que reunirá os consórcios públicos da Bahia para discutir a compra da vacina contra o coronavírus. “Nossa maior luta agora será a busca da vacina”, disse ao ressaltar que fará o diálogo com o governador Rui Costa para buscar a imunização da população baiana. Zé Cocá citou ainda a necessidade da aprovação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o apoio financeiro para recomposição de perdas orçamentárias.

Como líder municipalista, Zé Cocá ressaltou que 70% dos municípios baianos são de pequeno porte e precisam de apoio. Ele se dirigiu ao governador Rui Costa, a quem disse que quer firmar uma parceria para ajudar as prefeituras com projetos de engenharia. Também falou à Assembleia Legislativa, na figura do presidente Adolfo Menezes, que contará com apoio dos deputados estaduais para defender o repasse dos royalties do petróleo do estado aos municípios. “Vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite. Junto com nossos líderes políticos vamos construir uma Bahia mais forte”.



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.